terça-feira, 8 de junho de 2010

A magnífica sociedade das formigas







Similar à dos humanos(contendo aproveitadores, trabalhadores, privilegiados, etc). O tamanho das colônias pode variar, assim como os papéis das formigas na sua sociedade (dependendo da sua casta).
Na sociedade das formigas a duas castas principais: a dos indivíduos sexuados e dos indivíduos neutros. A primeira casta compreende os machos e a rainha. A formiga rainha tem como única função, a reprodução; ela é maior que as operárias. Para formação de uma nova rainha, uma larva é selecionada aleatóriamente e passa a ser nutrida com um néctar especial que lhe desenvolverá em uma rainha, diferente das outars que cresceram como operárias. Em um mesmo formigueiro, podem existir mais de uma rainha. Os machos acasalam com a rainha, no vôo nupcial, onde, geralmente, os machos morrem.
Após o acasalamento, a rainha aterrisa em um local propício e, acopanhada de operárias (ou não), inicia uma nova colônia. Em algumas espécies, como a formiga-degoladora, a rainha consegue ter acesso a um formigueiro de outra espécie, e acaba sendo adotada pelas operárias dessa outra espécie, que abandonam sua verdadeira rainha.
Na casta dos indivíduos neutros, há os soldados (que servem para defender o formigueiro, com mandíbulas especiais) e as operárias (ou carregadoras). As operárias também podem virar "potes comunitários", isso ocorre, pois as formigas possuem dois estômagos; um deles é usado para nutrir a própria formiga, o outro guarda alimento para outras formigas; algumas dessas operárias incham após acumular tanta comida nesse segundo estomago e passa a viver apenas pra nutrir as outras formigas, virando um pote comunitário.
Existe ainda, no formigueiro, os pulgões (tipo de inseto), que exerce uma relação harmônica com as formigas: as formigas fornecem proteção aos pulgões, e estes oferecem suas fezes como alimento para as formigas.
As imagens acima mostram uma formiga operária, uma formiga rainha comparada aos machos, um pulgão (o inseto verde), e algumas formigas servindo de potes comunitários.