sábado, 3 de setembro de 2011

03/09 Dia do Biólogo

O texto à seguir foi retirado do site da UFRPE: http://www.ufrpe.br/noticia_ver.php?idConteudo=9727

Eu o coloquei como uma homenagem à todos biólogos.

"Vida, o que é? Dizem que a existência de vida na terra começou depois de uma explosão e, com ela, surgiram os dinossauros e todas as espécies de vida que conhecemos. Conceitos e excessos de opiniões à parte, não conseguimos definir o que é a vida tamanho o significado dessa palavra na nossa vã filosofia. Todavia, para estudar a vida nas suas mais variadas formas foram criadas as Ciências Biológicas. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) contribui com a sociedade nesse desafio que é estudar e desenvolver
meios adequados para conhecer e proteger a vida por meio de seu Curso de Ciências Biológicas em Bacharelado e Licenciatura. Portanto, neste Dia do Biólogo (03/09), a Universidade parabeniza todos os profissionais da área.

Segundo o Conselho Federal de Biologia (CFBio), a profissão de biólogo está regulamentada no Brasil por meio da Lei 6.684, de 3 de setembro de 1979, que foi alterada pela Lei nº 7.017, de 30 de agosto de 1982 e regulamentada pelo Decreto nº 88.438, de 28 de junho de 1983, no que se refere ao uso de suas atribuições legais e regimentais. O profissional em Biologia tem amplas possibilidades de atuação podendo ser professor, consultor, administrador de reservas e estações biológicas, curador de acervos biológicos, diretor de
museus, pesquisador nos diversos campos da ciência entre outras ações.

A finalidade do curso oferecido pela UFRPE é formar profissionais capazes de atuarem com responsabilidade social, ética profissional, competência técnica e científica. Para que seus trabalhos possam contribuir para redução ou solução de vários problemas relativos à exploração, produção, conservação, beneficiamento e comercialização de recursos naturais renováveis, além de contribuir para o bem-estar físico e desenvolvimentos educacionais, sociais, culturais e econômicos de toda população.

A bióloga Auristela Correia de Albuquerque, que é professora de Entomologia da UFRPE, afirma que biólogo é o profissional do presente e do futuro devido a sua grande responsabilidade em melhorar a qualidade de vida do planeta. “Tem um papel essencial na busca da mudança de hábitos da sociedade, que precisa viver de forma sustentável”, afirma.

Segundo o aluno 7º período de Biologia da UFRPE Felipe Cavalcante, o Departamento e o curso de Biologia da UFRPE se dedicam à união de seus alunos e professores desde a troca de informações a empréstimos de materiais para realização das pesquisas. “O curso e os professores são ótimos e a didática interdisciplinar torna nosso trabalho mais gratificante”, conta.

Para o biólogo em formação que deseja ser um diferencial nesta profissão que é muito plástica, pois as prioridades para os estudos variam de acordo com as escolhas de cada profissional, será necessário estudar incansavelmente. De acordo o professor Geraldo Jorge Barbosa de Moura, que é coordenador da Pós-Graduação de Biologia da UFRPE, o biólogo representa o único profissional habilitado a fazer inferências sobre a biodiversidade de forma integrada a outros fatores, o que destaca sua atuação como
fundamental para a sustentabilidade da humanidade de nosso planeta.

Já o estudante do 4º período de biologia da UFRPE Paulo Henrique Almeida Silva, afirma que escolheu a biologia por desejar aprender
com a natureza e através da pesquisa cuidar melhor da mesma. “Desejo criar métodos de conservação da fauna que é minha área de interesse na biologia”, enfatiza Paulo Henrique.

O biólogo tem sua formação fundamentada no conhecimento da diversidade dos seres vivos referente à sua organização, evolução e relações com o ambiente. O que faz o mesmo atuar em diversas áreas e subáreas de conhecimento entre elas estão as: Análises Clínicas, Botânica, Biologia Celular, Bioquímica, Ciências Morfológicas, Ecologia, Educação, Ciências Morfológicas, Ética, Farmacologia, Imunologia, Fisiologia, Genética, Informática, Limnologia, Parasitologia, Zoologia, Micologia, Microbiologia, Oceanografia, Paleontologia, Saúde Pública.

Para o zoólogo e professor da UFRPE Marco Aurélio Paes de Oliveira, o biólogo muda completamente em sua forma de pensar e agir quando se trata da sua participação na sociedade, pois a Biologia desperta nos interessados uma consciência social de se manter o equilíbrio no uso dos recursos naturais para que a preservação da terra seja responsabilidade de todos biólogos ou não. “Após sua formação, o biólogo vê o mundo de forma diferente, mudando seus atos desde os mínimos detalhes, pois a importância da valorização e preservação da fauna e flora fica mais evidente e, assim, vemos
que somos todos responsáveis", ressalta.

A UFRPE disponibiliza aos seus alunos de Ciências Biológicas um
conhecimento teórico e prático por meio de seus laboratórios de: Ambientes recifais, Anatomia vegetal, Aves, Computação, Ecofisiologia vegetal, Ecologia - o1 Ecologia - o2, Ficologia, Ficologia vegetal, Fitosociologia, Genoma, Genética com aulas práticas, Genética bioquímica, Herpetologia e Paleoherpetologia, Mamíferos, Microbiologia, Microscopia avançada, Microbiologia, Microscopia avançada, Parasitologia geral, Peixes, Taxidermia, Taxonomia vegetal, Taxonomia de algas, Vegetal de microbiologia.

A instituição também oferece aos estudantes e pesquisadores um Museu de Historia Natural e Herbário próprios.

Todos que fazem a UFRPE parabenizam os professores, alunos e técnicos que integram as Ciências Biológicas por suas contribuições que, garantem o desenvolvimento científico e socialmente equilibrado de nosso Estado, País e mundo."

Parabéns à todos biólogos e aos futuros biólogos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário