sábado, 27 de março de 2010

Quem domina o mundo?








O filo Arthropoda é o filo com mais representantes no nosso planeta. Dividido de várias maneiras, uma das mais aceitas diz que o filo possui 5 classes principais: Crustacea, Arachinida, Chilopoda, Diplopoda e Insecta. De acordo com muitos biólogos, os artrópodes correspondem à 2/3 de todos animais existentes na Terra; ou seja, para cada 3 animais, dois serão artrópodes (qualquer classe) e o outro, será um animal qualquer (peixes, mamíferos, moluscos, aves, répteis, anelídeos, “vermes”, medusas, etc).
Os integrantes desse filo são animais conhecidos por todos os humanos; a classe Crustacea reúne os caranguejos, camarões, siris, lagostas, tatuzinhos-de-jardim, tatuís, krills, etc. A classe Arachinida, reúne, por sua vez, as aranhas, os escorpiões, os ácaros (os carrapatos são um tipo de ácaro), os opiliões, etc. A classe Chilopoda é representada pelas lacráias (ou centopéias), já a classe Diplopoda, têm como representante, os Embuás. Por fim, a classe Insecta, que reúne todos os insetos (borboletas, abelhas, formigas, cupins, besouros, gafanhotos, pulgas, baratas, moscas, cigarras, grilos, mosquitos, muriçocas, etc).
Embora esses animais aparentem ser diferentes, eles têm características em comum, todos apresentam corpo segmentado e revestido por um exoesqueleto. Os crustáceos possuem dois pares de antenas, os insetos, quilópodes e diplópodes possuem um par, enquanto os aracnídeos não possuem antenas. O número de patas também varia, os insetos possuem três pares, os crustáceos e aracnídeos possuem 4 pares, os quilópodes possuem um par por segmento (têm em torno de 50 segmentos) e os diplópodes possuem dois pares por segmento (tendo, em torno de 50 segmentos também).
Cada classe têm outras características curiosas, os insetos podem possuir asas (ou não), além de estarem em praticamente todas as regiões. Os quilópodas (centopéias) possuem presas inoculadoras de veneno e são carnívoras (dependendo do tamanho, podem consumir até pequenos roedores); os diplópodes (embuás), são decompositores, consomem restos de folhas e de animais, limpando o ambiente. Os crustáceos são, em sua grande maioria, aquáticos, têm importância econômica, pois muitos são consumidos pelo ser humano (caranguejo, siri, camarão, lagosta, etc). Os aracnídeos são nocivos à saúde humana: as aranhas e os escorpiões são, geralmente, venenosos, causando muitos acidentes; os ácaros podem trazer problemas respiratórios, ou serem parasitas de animais (é o caso do carrapato).
Assim, fica uma pergunta, que agora é facilmente respondida: “Quem realmente domina a Terra? É o ser humano?”

Um comentário:

  1. Muito legal mesmo!
    Assim conhecemos melhor o reino animal.
    bjs jane

    ResponderExcluir