quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O transporte sanguíneo nos seres humanos.





Nem todos os seres vivos possuem sangue, a exemplo as plantas. Porém, todos animais possuem sistema circulatório, embora nem sempre seja sangue. Os vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) possuem sangue.

O seres humanos possuem sangue em seu corpo, e a circulação tem como função distribuir o sangue para todos os sistemas. O sistema circulatório humano, é constituído basicamente pelas veias, artérias e pelo coração. As veias possuem a função de transportar o sangue (tanto o venoso, quanto o arterial) de alguma parte do corpo para o coração. As artérias, têm a função de transportar o sangue (tanto o venoso, quanto o arterial) do coração para alguma parte do corpo. O coração humano [observar figura] é formado por quatro cavidades: dois átrios (um direito e um esquerdo), por onde o sangue (venoso ou arterial) entra, e por dois ventrículos (um direito e um esquerdo), por onde o sangue (venoso ou arterial) sai. O tamanho do coração varia, sendo aproximadamente do tamanho do punho fechado de cada pessoa.

O sangue vindo dos sistemas, vem carregado de CO2, sendo chamado de sangue venoso; então entra no coração através das Veias Cavas (superiores e inferiores). O local em que o sangue entra é o átrio direito. Do átrio direito, o sangue venoso segue para o ventrículo direito, isso ocorre porque há uma abertura que liga os ventrículos aos átrios. Do ventrículo, o sangue sai pelas duas Artérias Pulmonares, com destino aos pulmões. Ao passar pelos pulmões o CO2 é liberado e o O2 é capturado pelo sangue (nesse momento o sangue deixa de ser venoso e passa a ser arterial). Dos pulmões o sangue volta ao coração pelas quatro Veias Pulmonares. O sangue entra no átrio esquerdo, passa para o ventrículo direito e sai do coração através da Artéria Aorta. A Aorta se ramifica em artérias menores, que por sua vez se ramificam em arteríolas, distribuindo o sangue para todo o organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário