quinta-feira, 19 de maio de 2011

Insetos (estruturas e importâncias)





















Quando fala-se em insetos, muitas vezes vem na cabeça das pessoas, animais pequenos com muitas patas, antenas e que muitos tem medo ou nojo. Porém, os insetos não são sempre essas criaturas nojentas, e nem tudo que tem muitas patas é inseto. Geralmente, aranhas, escorpiões e carrapatos são confudidos como insetos, o mesmo acontece com os embuás e as centopéias. Mas, nenhum desses animais são insetos. Os três primeiros são da classe Arachnida. Os outros dois pertecem, respectivamente, às classes Diplopoda e Chilopoda. Mas afinal, então quem são os insetos?
Insetos são animais que possuem um par de antenas, três pares de patas, corpo segmentado em cabeça, tórax e abdome e presença ou ausência de asas. A classe Insecta, possui cerca de 29 ordens (CSIRO, 1991). Aqui serão citadas apenas algumas:

- Ordem Orthoptera (asa reta): são os gafanhotos, grilos e paquinhas. Esses animais possuem o terceiro par de patas destinadas ao salto (patas saltatórias). O primeiro par de asas é chamado de tégmina, que é mais escura e rígida que o segundo par de asas; este chamado de asa membranosa. O aparelho bucal deles é do tipo mastigador.
- Ordem Hemiptera (meia asa): cigarrinhas, cigarras, etc. Possuem asas ou não. O primeiro par de asas é geralmente mais rígido que o segundo, porém ambas asas são do tipo membranoso. Todas seis patas são ambulatoriais. O aparelho bucal é do tipo sugador-labial.
- Ordem Lepdoptera (asa com escamas): borboletas e mariposas. Como característica principal, a presença de escamas nas asas. O aparelho bucal é do tipo sugador na fase adulta. Quando jovem, antes de realizar metamorfose, as lagartas possuem aparelho bucal do tipo mastigador, e não possuem asas.
- Ordem Coleoptera (asa-estojo): besouros. Esses animais possuem dois pares de asas, onde o segundo par é membranoso, e o primeiro par é do tipo élitro, que serve para abrigar o segundo par. O aparelho bucal é do tipo matigador.
- Ordem Diptera (duas asas): moscas e mosquitos. O aparelho bucal é do tipo picador-sugador. Possuem dois pares de asas, porém apenas o primeiro par é funcional. O segundo par, atrofiado, é chamado de balancim.
- Ordem Blattodea (corpo achatado): baratas. Possuem dois pares de asas, onde o primeiro é do tipo tégmina (igual ao dos gafanhotos), e o segundo é mebranoso. São insetos fototrópicos negativos, tendo aversão à luminosidade.
- Ordem Isoptera (asa igual): cupins. Ambos pares de asas desses instetos possuem mesmo tamanho. são considerados insetos sociais, pois formam sociedades, com divisões de tarefas.
- Ordem Hymenoptera (asa com membrana): formigas, abelhas e vespas. É a ordem mais evoluída entre todos insetos. O corpo é bem segmentado. A grande maioria forma sociedade, salvo algumas vespas, que vivem em pares ou solitárias. As abelhas possuem o terceiro par de patas modificado para coletar o néctar das flores (pata coletora). Ambos pares de asas sempre são membranosas (tanto nas abelhas, quanto nas vespas e até nas formigas que chegam a desenvolve-las).

Os insetos são de suma importância para o planeta. Porém, em alguns casos, essas importâncias podem ter efeito negativo (principalmente para os seres humanos). Por exemplo, muitos insetos são pragas de plantações, causando grande prejuízo econômico às colheitas; é o caso dos gafanhotos das lagartas e de alguns tipos de formigas. Outros insetos podem ser vetores de doenças, como por exemplo, o moquito do gênero Culex, que é vetor do vírus da dengue. Há também o Triatoma infestans, conhecido como barbeiro, que transmite a doença de Chagas. A mosca Tsé-tsé (Glossina palpalis), transmite a doença do sono. Há ainda as pragas urbanas, como é o caso das baratas e moscas comuns, que estão em contato com o lixo e podem transmitir micróbios.

Porém, os insetos também podem trazer benefícios. As abelhas, borboletas e alguns tipos de besouros, são importantíssimos para a polinização das flores, permitindo assim, a reprodução das plantas, e a manutenção da vida na Terra. Muitas larvas de insetos também podem ser utilizados como iscas para pescaria, por exmeplo. As larvas dos insetos podem também, ser importantes nas investigações criminais, pois certos tipos de larvas preferem o estágio inicial de decomposição do cadáver, enquanto outras só consomem o cadáver no estágio final; assim, dependendo do tipo de larva, pode-se descobrir, por exemplo à quanto tempo a pessoa morreu. Outros insetos podem servir de alimentos, inclusive para os humanos, como as formigas tanajuras, e os gafanhotos. As vespas são úteis no controle de pragas, pois elas são predadoras de formigas e lagartas; nesse caso, alguns agricultores já utilizam, de modo estratégico, vespas, evitando o uso de agrotóxicos, que poderiam danificar a própria plantação.

Essas são algumas importâncias dos insetos. A classe possue o maior número de espécies entre todos os animais viventes. Eles também possuem a maior quantidade de indivíduos no planeta, e são encontrados em praticamente todo o globo terrestre, exceto nos pólos.

Um comentário:

  1. Parabéns Luan, achei superinteressante seu blog, principalmente a informação sobre a importância dos insetos nas investigações criminais, mt bom,acredito q poucas pessoas sabem disso. Continue pesquisando e nos informando, ok?

    Abçs

    Graça

    ResponderExcluir