terça-feira, 22 de maio de 2012

Onça: o maior felino das Américas



     As onças são felinos (animais da mesma família dos gatos domésticos, leões, tigres, jaguatiricas, pumas, leopardos). Esses animais podem medir até 2,6 metros de comprimento e pesar 115 quilos. São conhecidas popularmente como onças, onça verdadeira ou jaguar [FOTO 01]. Seu nome científico é: Panthera onca. Alguns indivíduos têm excesso de melanina no corpo, deixando-os, quase totalmente preto; sendo conhecidas como onças-pretas ou panteras [FOTO 02].
     Como já foi mencionado no título dessa postagem, as onças são os maiores felinos das Américas e os terceiros maiores felinos do mundo, perdendo em dimensões apenas para tigres e leões. Possuem garras e dentes poderosos. E, são os únicos felinos que conseguem perfurar cascos de tartarugas. As onças podem ser confundidas em aparência com os leopardos e guepardos, mas estes estão localizados na Ásia e África, enquanto as onças se distribuem pela América Central e do Sul. Geralmente, estes animais habitam florestas fechadas e são comumente encontrados em regiões relativamente próximas de rios, mas há onças em regiões abertas também. A associação deste animal aos rios é explicada por sua dieta, pois uma de suas presas são as capivaras.
     As onças são caçadores eficientes, mantendo-se escondida na mata, esperando o momento certo para atacar. Como todos felinos, ela tende a mirar no pescoço da vítima, para mata-la mais eficientemente. São animais solitários e territorialistas. Também precisam de um grande território para sua sobrevivência. Por esses fatores, esse animal está ameaçado de extinção, pois eles são constantemente mortos por caçadores e fazendeiros, que usam o argumento de que as onças são perigosas. Com a diminuição das matas, por queimadas e urbanização, as onças têm cada vez menos lugar para viver. Tudo isso acarreta em um contato maior entre esses animais e o ser humano. Pois, com baixa disponibilidade de presas, as onças saem das matas e vão às fazendas nas redondezas das florestas, para predar o gado.
     Por fim, é importante saber que o ser humano não faz parte da lista de presas de uma onça. De fato, são raros os registros de ataques nas Américas Central e do Sul; mas isso pode ocorrer se não houver alimento disponível, ou caso esse felino se sinta ameaçado pela presença humana. Além disso, é preciso que as poucas florestas que ainda existem, sejam conservadas, para que esses animais não percam seus hábitats, precisando entrar em contato com a humanidade para se alimentar.

Um comentário:

  1. coloca mais coisas de animais marinhos, pois quero conhecer um puco mais sobre esses animais. Adorei as postagens anteriores me ajudaram demais e aumentou ainda mais meu conhecimento por esses animais. Continue assim!!

    ResponderExcluir