terça-feira, 2 de março de 2010

Orca. Assassina?



" Parque aquático Sea World, na Flórida, abre inquérito sobre morte da tratadora Dawn Brancheau em tanque de baleias.
A direção do parque aquático Sea World, na Flórida, expressou choque depois do ataque de uma baleia orca que matou uma das tratadoras mais experientes do parque, na quarta-feira.
A vítima, Dawn Brancheau, tinha mais de 20 anos de experiência – 16 deles passados ao lado da baleia Telly, que pôs fim à sua vida.
Segundo os relatos iniciais, Dawn estava acariciando o focinho da orca ao final de uma apresentação, quando foi abocanhada pelo animal e arrastada para dentro da piscina.
Mas uma investigação aberta no mesmo dia está avaliando se Dawn foi mesmo arrastada pela orca ou se caiu no tanque aquático e foi agredida pela baleia." Trecho retirado de uma reportagem do site UOL.

Esse lamentável acidente ocorreu na quarta-feira, dia 24 de Fevereiro, quando a orca Tilikum atacou sua treinadora. As orcas (também chamadas de baleias assassinas, embora sejam da família dos golfinhos) são animais instáveis, quando na natureza não são confiáveis, sendo tão perigosas quanto os tubarões. Quando estão caçando as orcas usam diversas estratégias, mas geralmente massacram suas vítimas (as vezes até brincam com elas). Abaixo há um vídeo mostrando orcas caçando (VÍDEO 1).

As orcas são mamíferos marinhos da família Delphinidae (mesma dos golfinhos), possuem órgãos completamente desenvolvidos, tendo um cérebro tão bom quanto um de um ser humano (por isso aprendem fácil e têm ótima memória). Vivem em bandos e consomem carne, geralmente focas, leões marinhos, tubarões e pinguins. As fêmeas chegam à medir 8 metros de comprimento, 1,6 metros de altura e pesar até 5 toneladas. Os machos, maiores, atingem até 9,5 metros de comprimento, 1,8 de altura e pesam 8 toneladas.

Tilikum pesava 5,5 toneladas e media aproximadamente 6,5 metros de comprimento, vivia no parque aquático a muito tempo. Hoje já se sabe que a orca realmente agarrou e afogou a treinadora, mas não sabe-se o real motivo dela ter feito isso. Na verdade, Tilikum era um animal perigoso, os tratadores eram proibidos de nadar quando ela estava no tanque, apenas alguns treinadores (inclusive Dawn Brancheau) tinham permissão de ficar próximo à orca. O destino de Tilikun ainda não está totalmente confirmado, mas tudo indica que ele voltará a se apresentar novamente.

" Tilikum não vai ser sacrificado ou levado de volta ao oceano. A direção do Sea World diz que depois de viver em cativeiro, ele não conseguiria sobreviver na natureza. Além disso, Tilikum tem muito valor: como reprodutor, produziu 13 filhotes, e como atração, é o maior animal do parque, o mais espetacular nas apresentações. "
"Tillikum voltará a ser apresentada nos shows do Sea World, só não há uma data para isso acontecer. O biólogo Richard Ellis não concorda, diz que Tillikum deve ser isolado e servir apenas como reprodutor. ‘Mostrá-lo é como dizer: Venha ao parque ver a baleia que mata pessoas’, conclui Richard Ellis". Trechos retirados do site Fantástico.globo.com
Embora a orca tenha matado sua treinadora, ela não deveria ser chamada de assassina, pois não sabe-se ainda até que ponto a orca Tilikum teve instinto de matar sua treinadora; na verdade, Tilikum poderia está apenas brincando com sua treinadora, ou estava estressada por viver em cativeiro por muito tempo (isso pode acontecer com muitos animais). O fato é que Tilikum não assassinou sua treinadora por ser um animal maléfico, embora as orcas sejam perigosas, sim. A seguir à outro vídeo com uma reportagem sobre esse caso do Sea World (VÍDEO 2).

7 comentários:

  1. Na minha opiniao, eu concordo com o cara do video 2, os caras la do parque extressaram muito o bixo vey ...

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez fica demonstrado que o poder econômico está acima de qualquer coisa. Essa orca, certamente, estressada, não pode ser condenada pela morte da treinadora. Faz-se nescessário discutir a utilização de animais em espetáculos. Valeu pela matéria, bem atual. Almir

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mais uma vez! Muitíssimo interessante esta matéria sobre este animal. Através deste blog percebemos o quanto os animais sofrem por causa da IGNORÂNCIA E CRUELDADE dos homens. Claro que nenhum animal q vive nestas condições é culpado por qualquer tipo de agressão contra as pessoas ao seu redor, pois, fora do seu habitat ficam estressados, doentes, infelizes e acabam gerando situações como estas.É importante q se reflita sobre isso, e se crie leis q proibam a utilização de animais de qualquer espécie em espetáculos pelo mundo todo. Graça

    ResponderExcluir
  4. As orcas naum são assassinas apenas caçam e matam para comer .

    Elas ficam agressivas por causa que predem elas . Orcas naum são animais domesticos o lugar de uma orca é no mar e naum em um show como Sea World elas precisam de espaço e ficar com seu bando ! ...

    Espero que eu possa ajudar em alguma coisa !

    ResponderExcluir
  5. obg pelos comentarios...ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  6. Hanna Beatrice Pacheco3 de novembro de 2010 às 13:20

    Como eu adoro esse bicho e quero ter a aportunidade de vê-lo um dia e pelo menos passar a mão nele mais espero ,que naum faça nada comigo pois,sou muito medrosa mas,mesmo assim quero ter a aportunidade de tocá-lo e vê-lo um dia naum importa se ela é assassina ou não!

    ResponderExcluir
  7. SUZANE CAVALCANTE-BRASILIA DF23 de fevereiro de 2011 às 10:55

    A verdade é que o ser humano acha que é dono dos animais, tilli é só mais uma vitima nas mãos desses aproveitadores que ganham bastante dinheiro com esses espetaculos. os bichos tem o seu proprio lugar e o lugar dessa baleia era no mar.Infelizmente pela ganancia o homem paga um preço nem que seja com a propria vida...
    As pessoas verdadeiramente justas não maltratam os animais..

    ResponderExcluir