quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pingüins nas praias?



Entre os meses de julho e setembro, aparecem no litoral sul e sudeste aves incomuns no Brasil; são os pinguins. Mas, afinal, o não pinguim é aquela ave pequena e bonitinha que vive no gelo?

Errado. Como afirma a bióloga Valéria Hadel, do Centro de Biologia Marítima da Universidade de São Paulo (CEBImar - USP) "Há pinguins até mesmo nas Ilhas Galápagos, que estão muito próximas do Equador"; outro problema é que essas aves ratitas (que não voam) não são dóceis, podendo atacar, caso sintam-se ameaçadas.

Os pinguins existem apenas no Hemisfério Sul, mas não somente em regiões de baixas temperaturas, como muita gente acredita. A maioria, realmente, vive na Antártida, mas também há pinguins em ilhas na Nova Zelândia, em regiões do sul da África, na Austrália e na América do Sul.

Existem 18 espécies de pinguins. Um dos mais conhecidos é o Imperial (imagem da direita), a única espécie que pode atingir até 1 metro. Essa espécie geralmente aparece nos desenhos animados, além de ser símbolo de uma marca de cerveja. Mas o pinguim Imperial não aparece no Brasil.

Quem chega por aqui todos os anos durante o inverno é o Pinguim de Magalhães (imagem da esquerda), o nome foi dado em homenagem ao explorador Fernão de Magalhães. Eles vivem nas Ilhas Malvinas, na Patagônia e ao longo da costa da Argentina e Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário