sábado, 23 de outubro de 2010

Aves de rapina.































Ave de rapina é uma classificação, não taxonômica, utilizada apenas no intuito de separar algumas aves que possuem características morfológicas semelhantes. As aves de rapina são animais que possuem especializações voltadas para à caça, como tipos de bicos e garras mais fortes, ou até mesmo o modo de voar. As principais aves de rapina, conhecidas atualmente, são: as águias, os falcões, os gaviões, os urubus e as corujas.

As águias pertencem à família Accipitridae (junto aos abutres e milhafres, que também são aves de rapina). Os falcões e gaviões pertencem à outra família, Falconidae, juntamente aos carcarás; enquanto os urubus pertencem à família Cathartidae. Há ainda, mais duas famílias de rapineiros, a família Pandionidae (águias-pescadoras) e a família Sargittariidae (Secretário). Todas essas famílias pertencem a mesma ordem, Falconiformes, embora muitos ornitólogos os classifiquem em outra ordem, que já é mais usada, a ordem Ciconiiformes. Em outra família, Strigiformes, encontram-se os últimos representantes das aves de rapina, as corujas (e também os mochos).

As águias, geralmente têm o porte maior em relação à outros rapineiros. A mais famosa é a Águia-americana [FIGURA1], que é símbolo dos EUA. Os gaviões são de diversos tamanhos, alguns atigem pouco mais de 15 cm, embora há alguns muito grandes em relação aos rapineiros, como é o caso do Gavião-Real (ou Harpia) [FIGURA 2], que atinge 1,2 metros de altura. Essa ave alimenta-se de até médios mamíferos, como o Macaco-aranha.

Os urubus [FIGURA 3], na verdade, não desenvolvem técnicas de caças, eles apenas se alimentam de matéria em decomposição (carcaça de outros animais). Os abutres [FIGURA 4] possuem esse mesmo comportamento; mas como ambos possuem um bico modificado, para cortar a carne, eles estão classificados como aves de rapina. As corujas [FIGURA 5] utilizam o silêncio como tática de caça. Elas conseguem bater as asas sem produzir o menor barulho, além disso elas possuem excelente visão noturna, sendo perfeitas caçadoras noturnas. Outra característica das corujas, é a capacidade de girar a cabeça em 180º.

Os falcões, ao contrário das corujas, são predadores diurnos e, a grande maioria, são predadores rápidos, tanto que o ser vivo mais rápido do mundo é um falcão. O Falcão Peregrino [FIGURA 6], quando está caçando, pode atingir a velocidade de 300 km/h. Essa espécie se alimenta especialmente de patos e pombos. Mas a alimentação dos demais falcões pode variar, de alguns roedores, outras aves ou serpentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário