sábado, 2 de outubro de 2010

Vírus. Ser vivo ou não?





O vírus é um indivíduo que ainda é muito discutido hoje, inclusive por muitos cientistas. O nome vírus, vem do latim, e significa veneno. Eles são muito pequenos, menores que as bactérias, possuindo entre 20 e 300 ηm. Possuem um tipo de material genético, ou RNA ou DNA, e em alguns casos, o vírus possui RNA, que consegue se duplicar (nos demais seres vivos, apenas o DNA se duplica). Outra característica própria dos vírus, é que somente ele possui o RNA como material genético principal.

Além desses motivos, os vírus não são constituídos por células e não apresentam a maquinaria metabólica que as células vivas possuem para gerar energia bioquímica, e para utilizá-la. Devido a todos esses fatores, foram criados várias contestações sobre os vírus. Em contra-partida, eles possuem ciclo de vida: "nascendo", desenvolvendo, se reproduzindo e morrendo. Ter um ciclo de vida é uma característica importantíssima, ou seja, todos os seres vivos têm esse ciclo.

De uma forma, ou de outra, os vírus podem ter uma classificação à parte, eles são seres acelulares, que se reproduzem com um único intuito, o de parasitar alguma célula hospedeira, afinal os vírus só sobrevivem enquanto estejam parasitando algum ser vivo, seja esse ser vivo uma bactéria, planta ou animal. Muitos vírus afetam os seres humanos, como por exemplo o HIV, que causa a AIDS [IMAGEM À DIREITA], e o H1N1, provocador da Influenza A [IMAGEM À ESQUERDA]. Atualmente, muitos cientistas já estão começando a considerar os vírus como ser vivo, mas por enquanto eles não participam de nenhum reino.

3 comentários:

  1. Gosteii!!
    Mais o Virus é um Ser vivo ou naum?

    ResponderExcluir
  2. Depende do que você considera um ser vivo.

    1)Ser vivo é aquele que nasce cresce reproduz e morre? (é o que diz a ECOLOGIA)

    2)ou ser vivo é aquele que possui célula? (é o que diz a BIOLOGIA CELULAR).

    Você escolhe o que seguir.

    ResponderExcluir