quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Reprodução curiosa (Cavalo-marinho e Polvo).




O cavalo-marinho, do gênero Hippocampus, é um animal pertencente à família Syngnathidae, que vive em águas temperadas e tropicais. Embora muitas pessoas não saibam, os cavalos marinhos são um tipo de peixe. Eles possuem uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo, por isso o nome usual. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro.A reprodução desses animais ocorre na primavera.

As fêmeas depositam os ovos que são fertilizados pelo macho. Este os guarda em uma bolsa na base de sua cauda. Após dois meses, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contrações para expelir os filhotes. Eles são muito pequenos (medindo cerca de dois centímetros) e transparentes. Assim que nascem, eles sobem à superfície para encher suas bolsas de ar, isso os auxiliará a terem equilíbrio na água. Assim como muitos outros animais, os filhotes de cavalo-marinho, se tornam independentes de seus pais assim que nascem, embora sejam muito frágeis.

O polvo, é um animal pertencente ao filo Mollusca, e a classe Cephalopoda. Entre todos os invertebrados, os polvos, são os animais que possuem um melhor sistema nervoso. Na mesma classe dos polvos, existem ainda os náutilus e as lulas. Todos são carnívoros e a maioria são predadores rápidos.

Muitos polvos ficam próximos à substratos que tenham uma coloração similar à dele, para poder se camuflar. Quando se sentem ameaçados, podem soltar um jato de tinta preta, para bloquear a visão do predador, enquanto o polvo tenta fugir. O sexo é separado e ocorre geralmente por cópula. A peculiaridade nessa reprodução, é o fato de que os polvos se reproduzem apenas uma vez na vida. Isso ocorre porque, um pequeno tempo após a cópula, o macho morre. A fêmea passa a viver em função de cuidar dos ovos; assim que os filhotes nascem, as fêmeas morrem, principalmente devido ao cansaço e fome.

3 comentários:

  1. num entendi nada mas td bemmmmmmmmmmmmmmmm..............

    ResponderExcluir
  2. se isso vale algo: nos cavalos-marinhos o macho é quem fica "grávido". Já nos polvos, após o acasalamento, o macho morre; e as fêmeas também morrem, após ter os filhotes.

    ResponderExcluir
  3. é interessante mas os cavalos-marinhos e os polvos n devia tar tudo junto, pois os meu colegas e eu não percebemos.

    ResponderExcluir