sábado, 6 de fevereiro de 2010

As aparencias enganam.







Observando as imagens acima vemos animais conhecidos, o famoso urso panda (panda-chinês), a baleia orca, o panda-vermelho e um simples ratinho, e você pode se pergunta o que eles têm de mais.

Primeiramente, esse ratinho não é um rato, é um canguru; o canguru-rato vive na
Austrália, e é da espécie do canguru comum que nós conhecemos. O canguru-rato, assim como muitos animais da Austrália, está ameaçado de extinção, pois morre devido a venenos colocados por fazendeiros locais, que tentam impedir o acesso do animal à depósitos de alimentos. Uma diferença visível entre um rato comum e o canguru-rato, é que este segundo possui pernas traseiras maiores que as pernas dianteiras, e um rabo menor que o rabo dos ratos.

Outro animal das imagens acima é o urso panda e o panda-vermelho, mas mesmo tendo o mesmo nome, eles não são da mesma família; o panda-chinês é da família Ursidae (a mesma do urso pardo e do urso polar), já o panda-vermelho, que já foi classificado até como um guaxinim, é da classe Ailuridae. O panda-chinês (também conhecido como panda gigante) é mede cerca de 1.60 metros de comprimento e o panda-vermelho (ou raposa de fogo) mede cerca de 60 centímetros.

Mas o animal que engana a cerca de 90% das pessoas é a baleia orca, que não é uma baleia; a orca é, na verdade, um golfinho, o maior golfinho (chega a medir 8 metros de comprimento); uma característica simples é a boca similar a um bico que os golfinhos têm. Outro mito da orca é que ela é um animal assassino, mas a orca não se alimenta de humanos, apenas em casos raros, o principal alimento das orcas são focas, filhotes de baleias, e principalmente tubarões.

Um comentário: