segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Características evolutivas dos animais

Tudo na natureza consiste em evolução, os animais não fogem à essa regra. Primeiramente, o Reino Animalia é dividido em vários filos, cada filo tem uma característica para manter um grupo de animais, por exemplo: para pertencer ao filo Cnidaria (águas-viva, caravelas, anêmonas, corais, etc.) o animal deve apresentar, entre outras características, cnidócito, uma célula que libera uma substância urticante, usado por esses animais. À medida que mudamos de filos observamos evoluções em vários aspectos, o filo Platyhelminthes (planarias, ténias, etc.) por exemplo tem um sistema digestivo muito primitivo, seu sistema sensitivo (audição, visão, etc.) também é pouco desenvolvido (inclusive as planarias não possuem olhos, apenas occelos, que servem para captar luminosidade apenas). Entre todos os invertebrados os mais evoluídos são o filo Mollusca (polvos, lulas,lesmas,etc.) e Artrhopoda (insetos,aranhas,caranguejos,etc.), esses filos possuem seus sistemas muito desenvolvidos, em relação aos outros filos, mas não se compara com o filo Chordata.

O filo Chordata (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) é separado por uma característica única do filo, todos integrantes possuem coluna vertebral. Esse filo também possui outras características próprias dele. O filo é dividido em cinco classes. Quando avançamos para a classe seguinte (observando a ordem de surgimento no mundo) vemos notórias evoluções.

A primeira a surgir foi a classe Peixe (hoje dividida em osteíctes e condríctes, que são os peixes ósseos e os peixes cartilaginosos), uma característica observada nessas classes todos animais vive exclusivamente na água (inclusive respiram através de brânquias, apenas alguns peixes são pulmonados). A classe seguinte, Amphibia (rãs, sapos, pererecas e salamandras) mostram uma evolução em relação à anterior, em seu estágio infantil esses animais têm uma vida aquática, com respiração branquial (como os peixes), mas ao atingirem a fase adulta adquirem a respiração pulmonar, passando assim a viver na terra também.

Em seguida surgiu a classe Reptilia, com o aparecimento dos dinossauros, atualmente os répteis são os jacarés, crocodilos, cobras, lagartixas, jabutis, tartarugas, iguanas, etc. A principal característica dessa classe é que todos integrantes se movimentam rastejando; a principal evolução em relação aos anfíbios é que os répteis nem sempre dependem da água para sobrevivência (muitos lagartos e cobras vivem apenas na terra, por exemplo). Uma importantíssima característica das três classes citadas é que todos são ectodérmicos, ou seja a temperatura do seu corpo varia de acordo com a temperatura ambiente.

Os integrantes da classe Aves são endodérmicos, produzem sua própria energia corpórea, com isso esses animais podem viver em praticamente qualquer ambiente, inclusive nos pólos (pinguins, por exemplo). A característica das aves é a presença de penas e asas no lugar dos membros anteriores.

Por fim, a classe mais evoluída é a classe Mammalia, que além de serem endotérmicos como as aves, possuem glândulas (mamárias, sudoríparas, sebáceas), que as aves não possuem. Os mamíferos também possuem placentas, orgão que atua durante a gestação. A presença de glândulas sudoríparas servem para que os animais liberem seu cheiro, para diversos fins, já as glândulas mamárias permitem à mãe alimentar os filhotes. A classe mammalia é dividida em várias ordens: Rodentia (ratos, hamsters,esquilos,etc.), Cetacea (baleias), Chiroptera (morcegos), Carnivora (ursos, cães, leões, etc.) Primata (macacos, gorilas, ser humano), entre outras. Ou seja, os mamíferos estão presentes em todos os ambientes, além disso possuem visões desenvolvidas e órgãos completos e complexos.

7 comentários:

  1. MUITO BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOM! hahah

    ResponderExcluir
  2. Conceito de que evolução está relacionado com melhoria, ta tudo errado. Cada qual evoluiu e está adaptado ao seu meio, nenhum filo é ''mais evoluído'' ou ''superior'' do que o outro, cada um possui as características que são necessárias para sobreviver em seu determinado ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Conceito de que evolução está relacionado com melhoria, ta tudo errado. Cada qual evoluiu e está adaptado ao seu meio, nenhum filo é ''mais evoluído'' ou ''superior'' do que o outro, cada um possui as características que são necessárias para sobreviver em seu determinado ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, very nice, muy bien, merci. Paz e amor brother.

    ResponderExcluir