quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Gatos e o sexto sentido

Um caso intrigante tem chamado a atenção dos moradores de Rhode Island, nos Estados Unidos. Isso porque um asilo local tem contado com a ajuda de um felino para prever a morte de seus pacientes e avisar os parentes a tempo de darem o último adeus. Difícil de acreditar? Pois saiba que o caso foi tema, inclusive, de um artigo na conceituada revista científica The New England Journal of Medicine, em 2007 e recentemente, também rendeu um livro.
Em entrevista ao site da CBS News David Dosa, geriatra responsável pelo Centro de Reabilitação para Idosos de Providence e autor do artigo e do livro sobre o animal, revelou que Oscar, um dos três gatos que vive no asilo, tem um “sexto sentido” para detectar horas antes, a morte dos pacientes. Estima-se que o bichano tenha previsto cerca de 50 mortes ao longo dos cinco anos em que mora no asilo.
Segundo o Dr. Dosa, quando Oscar pressente a morte de algum idoso, ele vai até a cama do paciente e começa a ronronar, saindo poucos minutos antes da morte em si.
Mas esse mistério pode ser explicado de duas maneiras, quando observamos algumas características biológicas desses felinos. A primeira é que os olhos dos gatos possuem a tapetum lucidum , uma membrana posicionada dentro do globo ocular que reestimula a retina ao refletir a luz na cavidade dos olhos. Por isso os gatos conseguem enxergar bem no escuro, mas essa membrana também permite os gatos verem espectrus de luz que são invisíveis aos olhos humanos. Assim, o gato Oscar, estaria vendo apenas uma emancipação de energia propagada pela pessoa quando ela estava prestes a falecer.
A segunda explicação é de que o gato por viver naquele ambiente teria se apegado aos idosos do local, e quando eles estavam prestes a morrer o gato apenas se aproximava para fazer-lhes companhia, pois os animais domesticos tendem a ser carinhosos com pessoas que estam passando dificuldades.
Qualquer que seja a explicação não deixa de ser interessante, principalmente porque as famílias desses idosos, sabendo dessa história, começaram a autorizar o azilo a comunicá-las se vissem o gato próximo dos seus parentes, para poderem acompanharem seus ultimos momentos.

Um comentário:

  1. Muito interessante as informações, principalmente sobre as formas de caça dos felinos. Continue pesquisando e nos ensinando sobre o mundo animal, ok? Além de aprendermos através do seu blog, vc mesmo aprenderá cada vez + enriquecendo seus estudos desta linda ciência que a BIOLOGIA. BJS GRAÇA

    ResponderExcluir