sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Parecidos. Quais diferenças?







Existem muitos animais que são parecidos, mas há diferenças muitas vezes visíveis, que permite-nos diferenciá-los. Alguns desses animais "idênticos" são o dromedário e o camelo; há ainda, o jacaré e o crocodilo,a borboleta e a mariposa, a tartaruga o jabuti e o cágado e,por fim, a onça e o leopardo.

Primeiramente o camelo e o dromedário, esses animais são encontrados em regiões desérticas, onde sobrevivem à condições difíceis, pois podem armazenar nutrientes em suas corcovas. Aliás, as corcovas são as principais diferenças entre esses animais; o dromedário, possui apenas uma corcova, enquanto o camelo possui duas.

Os crocodilos e os jacarés são répteis carnívoros, eles vivem em diversos locais do planeta (menos em regiões de baixa temperatura). Os crocodilos podem ser encontrados, por exemplo, na África e na Austrália; aqui no Brasil não existe crocodilos vivendo na natureza. Uma diferença básica é o tamanho dos animais, os jacarés, geralmente não ultrapassam os 2 metros de comprimento, com excessão de algumas espécies (como o jacaré-de-papo-amarelo, que chega à 5 ou 6 metros), os crocodilos podem chegar, na maioria das vezes à até 6 ou 7 metros. Mas, ainda existem outras duas diferenças, o formato do focinho dos crocodilos é mais achatado na ponta, já o focinho dos jacarés é mais fino. A grande diferença entre esses animais é os dentes, quando os crocodilos fecham a boca, mostram seus dentes; os jacarés, quando fecham a boca, não mostram os dentes.

As mariposas e as borboletas são insetos muito parecidos, mas as mariposas geralmente são noturnas, enquanto as borboletas preferem o dia. Outra diferença está nas antenas e nas asas, a mariposa é mais robusta, tendo antenas e asas peludas, enquanto as antenas das borboletas são fininhas e as asas sem pêlos (ou com poucos). Quando as mariposas pousam mantém as asas abertas, na horizontal; já as borboletas mantém as asas juntas,na vertical.

Os Quelónios (tartarugas, jabutis e cágados) são animais muito confundidos, e todos são, muitas vezes, chamados de tartarugas. A diferença está, principalmente, no habitat e nas patas; os cágados possuem patas com membranas e vivem em água doce, os jabutis têm pata com dedos curtos e são terrestres, as tartarugas marinhas têm as patas modificadas em nadadeiras e vivem no mar (na maioria das vezes). O tamanho também é diferente: os cágados e jabutis, em raríssimos casos, ultrapassam os 50 centímetros, já as tartarugas podem chegar à 2 metros.

As onças e leopardos podem ser diferenciados por 3 critérios: primeiro, as pintas na pele desses animais são diferentes, nas onças as pintas lembram um anel com uma ou mais pontos no centro, já no leopardo, não há pontos nas pintas. A segunda diferença é a região em que são encontrados, as onças são encontradas em regiões da América (inclusive no Brasil), já o leopardo vive em florestas da Ásia e Austrália; por fim, as onças são maiores que os leopardos (onças: até 2.60 metros de comprimento; leopardo: até 2 metros de comprimento).

Um comentário:

  1. Maravilhoso este blog, pois, realmente muitas pessoas confundem estes animais, só prestando muita atenção para diferenciarmos um do outro, principalmente a onça e o leopardo ( precisa ser um Biólogo ou estudante de Biologia ) para distinguir. É o Máximo mesmo. Adoreiiiii!!!!!!!

    ResponderExcluir