terça-feira, 5 de outubro de 2010

Classificação dos animais por clados.


Linnaeus havia criado, a muito tempo, uma sistemática para classificar todos os seres vivos, porém essa classificação vem sendo combatida atualmente. Em 1977, Carl Woese criou um novo sistema de classificação, onde os reinos, filos, classes e outras classificações linelianas, passariam a ser chamadas de Clado.

Modificações surgiram desde o Reino Monera, que foi dividido formando os clados Eubacteria, Bacteria e Archeobacteria. O filo Chordata, que estava enquadrado no reino Animalia, possuía cinco classes principais: Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos. Com a nova classificação, surge novas divisões e o clado Chordata passa a ser constituído por: Agnatha, Chondricthyes, Osteichthyes (esses dois últimos formando os antigos Peixes), Amphibia, Sauropsida (antiga Reptilia e Aves) e por fim, Mamallia.

Um clado, é um grupo de organismos originados de um único ancestral comum. Os répteis, por exemplo, são um grupo parafilético porque não incluem aves, as quais possuem um ancestral comum com os répteis. A tendência entretanto é reorganizar os táxons para formar clados, com indivíduos de características semelhantes. O que separa um determinado ser de outro é a sua apomorfia (sua característica única), os mamíferos são os únicos que possuem glândulas mamárias, as aves têm como apomorfia as penas (somente aves possuem penas verdadeiras), as plantas Angiospermas, possuem o fruto como apomorfia para o grupo, em relação à outras plantas.

A imagem acima, mostra um esquema do clado Sauropsida, que abriga duas classes linelianas, Reptilia e Aves; devido a semelhanças ósseas e pelo fato de os répteis terem originado as aves, formou-se esse clado. A sistemática por Clados ainda não é adotada oficialmente, mas isso é apenas uma questão de tempo, pois muitos especialistas já estão adotando essa sistemática.

Um comentário: