domingo, 3 de outubro de 2010

O sistema de classificação segundo Linnaeus.



Para classificar todos os seres vivos, Carolus Linnaeus criou um esquema de classificação separando os seres por características morfo-fisiológicas em grupos. De acordo com Linnaeus (se pronuncia Lineu), o primeiro grupo seria o Reino. Após o reino viriam muitos sub-grupos como Rame, Secção, entre outros. O segundo principal grupo seria o Filo, após esse, o terceiro principal grupo seria Classe, seguido de Ordem, Família, Gênero e Espécie.


Seguindo a classificação de Linnaeus, o ser humano é classificado da seguinte maneira:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primata
Família: Hominidae
Gênero: Homo
Espécie: Homo sapiens

obs.: Segundo a classificação de Linnaeus o gênero e a espécie dos seres tem de ser escrito em destaque (seja sublinhado ou em itálico).

Os Reinos eram divididos inicialmente em: Monera, que compreendiam as bactérias (todos eram procariontes); Fungi, que era o reino dos fungos; Protista, onde estavam os fungos; Plantae (se pronuncia "plante"), onde estavam contidas os vegetais; e o reino Animalia, que continha os animais. Mais tarde foi criado um reino para os vírus, que para muitos são seres vivos, ele é conhecido como reino Vírus (embora esse reino ainda não seja aceito oficialmente). Recentemente, o reino Monera foi dividido em dois novos reinos, os reinos Eubacteria e Archeabacteria.

O reino Animalia, por exemplo, possui muitos filos, entre eles o filo Chordata. Este filo é dividido em 5 classes classes principais: Peixes (que ultimamente está sendo subdividido), Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos. Recentemente, a classificação Lineliana vem sofrendo muitas contestações, como as classes Aves e Répteis, que se deveriam pertencer a um único grupo. Provavelmente, em pouco tempo, a classificação lineliana estará fora de uso, sendo substituída pela classificação de clados, proposta em 1977, por Carl Woese.

3 comentários: