domingo, 17 de outubro de 2010

Os escorpiões (ecologia, morfologia, alimentação e reprodução).


Os escorpiões são animais pertencentes ao filo Arthropoda, sub-filo Chelicerata, classe Arachnida e ordem Scorpiones. Como todos artrópodes, possuem exoesqueleto; uma característica desse grupo de animas, é que todos os escorpiões são carnívoros, sendo caçadores noturnos.

Eles podem ser encontrados em todos os continentes, exceto na Antártida e Nova Zelândia. Preferem viver em áreas com uma temperatura entre 20 °C e 37 °C, mas sobrevivem em temperaturas de 14 °C a 56 °C. São bem adaptados às condições climáticas do deserto, suportando uma amplitude térmica de, aproximadamente, 40 °C diariamente. Os predadores naturais do escorpião são as lacraias, louva-deus, macacos, aranhas, sapos, lagartos, seriemas, corujas, gaviões, quatis, galinhas, camundongos, algumas formigas e os próprios escorpiões.

O corpo dos escorpiões é dividido em prosomo (cefalotórax), mesossomo e metassomo. O primeiro, é a região anterior, onde se encontram os olhos, quelíceras, pedipalpos e as pernas. O mesossomo é a região seguinte, onde se encontram a cauda, nessa região há também uma estrutura cilíndrica, com um espinho na ponta, chamada aguilhão (ou ferrão).

A alimentação é baseada em diversos artrópodes, principalmente insetos; algumas espécies chegam à medir 30 cm e capturaram até pequenos mamíferos, rãs e lagartos. Na verdade, os escorpiões caçam qualquer tipo de animal que seja acessível ao seu porte. Inclusive, muitos escorpiões exercem canibalismo, devorando seres da mesma espécie, caso não consigam capturar um número suficiente de presas para se alimentar. Quando um escorpião captura sua presa ele, em geral, usa seu aguilhão para inocular veneno, facilitando a captura, pois geralmente a presa morre quase que instantaneamente. Nem sempre que o escorpião utiliza o aguilhão, por exemplo ao capturar um simples gafanhoto, que não oferece resistência nenhuma; isso ocorre, porque o estoque de veneno dos escorpiões é limitado, e ao acabar é necessário que o animal descanse por um período de tempo, para repor esse veneno (ficando vulnerável, pois o animal terá de caçar, e caso encontre algum inimigo ou predador, ele não vai poder se defender.

A reprodução dos escorpiões é curiosa, pois não existe cópula. O macho, primeiramente, deposita seus espermatozóides em uma haste qualquer, depois ele inicia uma “dança” com a fêmea, o objetivo é conduzi-la até a haste, de modo que ela passa por cima e pegue a bolsa com os gametas. Porém o macho tem de tomar cuidado, pois as fêmeas nunca aceitam fácil, durante o acasalamento, ela fazem diversas tentativas de inocular o veneno no “parceiro”, como ambos são da mesma espécie, os machos possuem certa resistência ao veneno, mas em grandes doses, o veneno pode ser fatal. O acasalamento terminará com a morte do macho, ou com a fêmea passando por cima da haste dos espermatozóides, quando este último ocorre, se o macho ainda estiver em condições de se locomover ele tentará fugir, para evitar ser morto.

Os escorpiões são vivíparos, ou seja, não põem ovos. Podem gerar de 6 a 90 filhotes e o tempo de gestação varia de espécie para espécie, variando entre 2 meses e 2 anos. Os filhotes nascem através de parto, saindo por um fenda genital; eles são completamente brancos e ficam se segurando ao dorso materno por cerca de 10 a 14 dias até completar-se a primeira muda.

3 comentários:

  1. legal so q queria saber sobre o heterometrus laoticus pq to criando esse ....

    ResponderExcluir
  2. eles tem lingua audiçao etc ???

    ResponderExcluir
  3. o quero saber muito mais sobre esses bicho meu msn e deschlosser@hotmail.com


    heterometrus laoticus e o que eu crio

    ResponderExcluir