sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Os maiores animais do mundo.







































Desde outras eras, existiam vários animais. Nesses tempos existiam animais gigantescos, a grande maioria pertencente ao clado Dinossauria. O maior animal do mundo, que existiu até hoje (embora esteja extinto) foi o Seismossauro [IMAGEM 01], que atingia até 54 metros de comprimento e pesava até 100 toneladas. Outros animais, além dos dinossauros, possuíam tamanhos incríveis, como os mamutes (muito maiores que os elefantes atuais), ou até o tubarão-branco gigante, que existia na pré-história e media cerca de 18 metros de comprimento. Atualmente ainda existem muitos animais gigantes.

Os Elefantes [IMAGEM 02] são os maiores animais terrestres na atualidade. Eles medem cerca de 3,5 metros de altura e até 6 metros de comprimento, dependendo da espécie. Alguns elefantes também atingem até 12 toneladas. Outra curiosidade, é que as presas dos elefantes medem até 2 metros e pesam 90 kg, nos machos. Além dos elefantes, muitas serpentes também atingem incríveis proporções, como é o caso da Jibóia (também conhecida como Anaconda), que mede cerca de 10 metros. Outra espécie de serpente, a Píton [IMAGEM 03], mede até 11 metros de comprimento.

Embora os dinossauros tenham sido extintos, os repteis descendentes deles, herdaram, em alguns casos suas grandes proporções, embora nenhum réptil vivente atinja as proporções dos dinossauros. Muitos crocodilianos têm grande comprimento, é o caso do Jacaré-açú [IMAGEM 04], que mede até 5 metros de comprimento e pesa 500 quilogramas. O Jacaré-de-papo-amarelo atinge até 3,5 metros de comprimento e pesam 200 quilogramas. Além de serem grandes, os crocodilianos possuem a mordida mais poderosa entre todos os animais, a mordida atinge até 10000 N (10 mil newton), que equivale à 1000 quilogramas.

Outro animal com grandes proporções é a Lula-gigante [IMAGEM 05]; este molusco vive nas profundezas dos mares, e atinge mais ou menos 13 metros de comprimento, sendo que seus tentáculos medem até 4 metros.

Os maiores animais existentes, são marinhos, e se dividem entre os tubarões, e os cetáceos (baleias e golfinhos). Entre os tubarões, há o Tubarão-tigre, com cerca de 6 metros de comprimento; o Tubarão Branco atinge até 1,8 metros de altura e 7,5 metros de comprimento, além de pesar aproximadamente 1,8 toneladas. O Tubarão-elefante mede cerca de 10 metros de comprimento e pesa até 13 toneladas. A Orca, um cetáceo pertencente à família dos golfinhos, atinge até 2 metros de altura e 9,5 metros de comprimento. Elas podem pesar até 6 toneladas. A Baleia Jubarti mede 18 metros de comprimento e pesam até 40 toneladas.

O segundo maior animal existente no planeta é o Tubarão Baleia [IMAGEM 06], que se alimenta de plâncton e pequenos peixes. Ele mede aproximadamente 20 metros de comprimento e pesam 13 tonelada.

A Baleia Azul é o maior animal do mundo [IMAGEM 07 e 08], ela mede até 33 metros de comprimento (maior que um Boeing 737), e pesa cerca de 180 toneladas. Através da aleta (abertura) ela pode liberar jatos que atingem até 9 metros de altura. A Baleia Azul também produz sons acima de 180 decibéis (mas alto que um avião). Um filhote recém-nascido pesa mais que um elefante adulto, e após o nascimento, ganha peso fácil, cerca de 91 quilogramas à cada 24 horas. Para se ter uma idéia do tamanho de uma baleia azul, 50 humanos poderiam se apoiar em sua língua e um bebê humano poderia engatinhar tranquilamente pelas suas artérias. Embora esse animal seja gigante, ela se alimenta de krill, e pequenos peixes.

Um comentário:

  1. Informações claras e obejetivas!! Texto curto porém de facíl entendimento..

    ResponderExcluir